Preaload Image
Mercês Ferreira

Mercês Ferreira

Licenciada em Engenharia do Ambiente, Ramo de Engenharia Sanitária, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 1986. «MPA-Master In Public Administration», pela Universidade Católica do Porto/Universidade de Aveiro. «Curso de Alta Direção em Administração», ministrado pelo CEFA, Centro de Estudos e Formação Autárquica. 2018 a 2019 Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.
De 2009 a outubro de 2017, foi Vereadora de Ambiente no Município de Vila Nova de Gaia, com a tutela da área ambiental e gestão urbanística.
Presidente da Assembleia Geral, da ENERGAIA – Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto. De 2009 a 2017, foi representante dos Presidentes de Câmara em exercício, na Área Metropolitana do Porto, nos Conselhos de Vereadores do Ambiente.
De 2004 a 2017, foi representante do Município de Vila Nova de Gaia na Comissão Delegada para o Desenvolvimento Sustentado, do EIXO ATLÂNTICO.
De 2000 a 2017, foi representante do Município de Vila Nova de Gaia na Comissão de Acompanhamento Técnica da Gestão da SULDOURO, S. A.
Representou o Municipio de Vila Nova de Gaia junto de diversos organismos internacionais e nacionais: Comité Económico e Social Europeu, Assembleias Gerais da SULDOURO, SIMDOURO e Metro do Porto.
De 2002 a 2009 foi Diretora do Departamento Municipal de Salubridade e Ambiente na Câmara Municipal de Gaia.
De 2000 a 2002 foi Chefe da Divisão Municipal do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, responsável pela implementação de várias medidas no âmbito da regulamentação e legislação ambiental e coordenação do sistema de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Concelho.
De 1997 a 2000 foi Diretora Técnica de Exploração da SULDOURO S. A., sendo responsável pela direção, gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos.
De 1989 a 1997 foi técnica Superior, integrada nas Divisões Municipais de Ambiente e de Salubridade Pública da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo participado em todo o processo de criação do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização Resíduos Sólidos Urbanos para os Concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.
De 1986 a 1989 desempenhou funções de Técnica Superior da Câmara Municipal de Sintra, coordenadora do setor de tratamento e destino final dos Resíduos Sólidos Urbanos e acompanhou todo o processo de criação do sistema.
Participou, organizou vários seminários, conferências nacionais e internacionais, dedicados, em diversas áreas do Ambiente.
Orientou estágios diversos, na Área de Ambiente, solicitados por Instituições de Ensino Superior.
Foi monitora de cursos de formação na área do saneamento básico, avaliação de impactes ambientais e gestão de resíduos, promovidos por diversas entidades como a APDA, Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de águas.
Foi docente das disciplinas de «Sistemas de Resíduos» e «Análise de Impacto Ambiental», na licenciatura de Engenharia Civil e Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e da disciplina de «Tratamento de Resíduos Sólidos e Lamas», da licenciatura de Engenharia do Ambiente, da Escola superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

Outros Membros