Preaload Image
Delfina Sá Soares

Delfina Sá Soares

Delfina Soares é desde setembro de 2017 Diretora da Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas, instituição com que já vinha colaborando desde 2015 na então qualidade de Professora Convidada.
Desde 1994, Delfina exerce funções de docente no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e é investigadora no centro ALGORITMI da mesma universidade.
Delfina é doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação e mestre em Informática (especialização Informática de Gestão).
As suas áreas de interesse de investigação focam-se na governação eletrónica a nível nacional, local e setorial; na simplificação, transformação e modernização administrativa; na democracia e participação eletrónica; e nas relações colaborativas interinstitucionais e interoperabilidade de sistemas de informação.
Delfina tem integrado o comité de organização, o comité de programa e o comité científico de reconhecidas conferências internacionais na área de EGOV e dos Sistemas de Informação, sendo coordenadora da série de conferências International Conference on Theory, and Practice of Electronic Governance, que vai já na sua 12.ª edição.
Ao longo dos últimos anos tem participado projetos de investigação, nacionais e internacionais, focados na utilização das tecnologias e sistemas de informação (TSI) para promover a reforma, transformação e modernização das atividades de governação do estado. Tem sido oradora em palestras, seminários e apresentações sobre governação eletrónica.
Delfina tem ainda coordenado e gerido projetos de consultoria, assessoria e capacity-building com entidades governamentais em países como Arábia Saudita, Colômbia, Indonesia, Portugal, Uganda.
Delfina é membro da direção executiva do Observatório da Sociedade de Informação (GÁVEA), da direção do Portuguese Chapter of the Association for Information Systems (AIS) e do comité executivo da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI). Delfina é também membro do Working Group on Information Systems in Public Administration (WG 8.5) do Technical Committee on Information Systems (TC 8) da International Federation for Information Processing (IFIP).

Outros Membros