Preaload Image
Amélia Carvalho

Amélia Oliveira Carvalho

Doutoramento em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, com especialização em Contabilidade e Controlo de Gestão. Título da Tese: “Transparência na prestação de contas das Fundações: abordagem teórica e empírica”. Área de Investigação: Terceiro Setor. Mestrado em Contabilidade e Administração pela Universidade do Minho (EEG) Título da Dissertação “Enquadramento Contabilístico das Entidades sem Fins Lucrativos – um Ensaio”, possui ainda a Licenciatura em Economia (UPT).

Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG-P.PORTO) onde exerce, há mais de duas décadas, funções de docência nas Licenciaturas e Mestrados na área das Ciências Empresariais, em particular a áreas de Contabilidade e Fiscalidade (de âmbito empresarial e do terceiro setor). Foi Vice-Presidente ESTG-P.PORTO  e, ainda, Diretora da Licenciatura em Ciências Empresariais. Colaborou como docente noutras instituições (e.g. PBS.UP) em pós-graduações na área da Contabilidade e Fiscalidade do Terceiro Setor.

Atualmente, é Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTG-P.PORTO. Investigadora e membro integrado do CIICESI-Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação.

As áreas de investigação que desenvolve centram-se nas temáticas da Contabilidade e Fiscalidade no Terceiro Setor, Accountability, Transparência e Governance.

Membro da Comissão Científica em diversas conferências e congressos internacionais e nacionais, bem como de revistas de âmbito internacional. Autora e coautora de diversos artigos científicos e reviewer em diversos journals. Desempenhou durante vários anos o cargo de gestor público e de direção em organismos de âmbito regional.

Outros Membros