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Programa Executivo em Marketing Digital e E-Commerce – Online

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Data

16 de maio a 18 de outubro de 2024


Coordenação

 

 

Beatriz Casais

 

 

João Miguel Lopes

 

 

João Miguel Lopes

 

 


Introdução

Hoje sabemos que 90% dos processos de compra se iniciam através de pesquisas online, mostrando que os negócios nestas plataformas ou apoiados pelo Marketing Digital, vieram para ficar de forma definitiva.
Sabemos também que esse processo foi acelerado pelas exigências de digitalização de negócios resultantes do período de pandemia que atravessamos. O mundo não é, nem será o mesmo e a forma como fazemos negócios também não, este novo paradigma exige por parte das empresas deter profissionais especializados e com competências nas mais diversas áreas que o meio digital online oferece.
Assim, o Programa Executivo em Marketing Digital e E-Commerce – online, em parceria com a ANJE, dirige-se para a formação de uma nova geração de profissionais, capacitados para o desenvolvimento estratégico e a implementação de ações, simultaneamente táticas e operacionais, neste meio absolutamente essencial à competitividade empresarial.

No seguimento do Despacho RT/C-154/2021, o Programa Executivo em marketing Digital e e-Commerce Internacional atribui o total de 8 ECTS.

 

Destinatários

Este programa avançado executivo destina-se primordialmente a:

  • Profissionais das áreas de Gestão, Marketing, Comunicação, Web que pretendam adquirir ou reforçar as suas competências na área do meio digital
  • Empreendedores que pretendam adquirir ou reforçar competências que lhes permitam utilizar o marketing digital no seu negócio ou iniciar negócios na área da economia digital, nomeadamente assentes no E-Business
  • Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área temática
  • Detentores de grau de licenciatura ou equiparável

 

Principais objetivos

  • Desenvolver e executar o planeamento de ações de marketing e comunicação no âmbito de uma estratégia no meio online
  • Gerir a identidade de uma marca, posicionamento e os principais critérios de segmentação de mercados em ambiente digital
  • Selecionar as melhores ferramentas para a implementação das estratégias de branding, definidas no ambiente digital online
  • Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis, com o recurso às mais modernas técnicas, para a venda e comunicação de produtos, serviços e ideias
  • Gerir as redes sociais e outras plataformas de social media
  • Elaborar e coordenar campanhas de publicidade online
  • Criar conteúdos para este meio, alinhados com as necessidades dos públicos
  • Gerir e acompanhar a conversão de leads digitais em clientes
  • Desenvolver e gerir projetos de e-commerce e negócios com base na economia digital
  • Monitorar e avaliar o impacto de campanhas de marketing digital

 

Metodologias de Ensino

O Programa Executivo Online em Marketing Digital e E-Commerce adotará uma metodologia formativa ativa assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações, orientada para a criação de uma estratégia e ação de marketing digital. Esta metodologia concretizará a criação de projetos de marketing digital (componente estratégica e componente tático/prática), aplicados aos casos empresariais dos participantes.

 

CANDIDATURA

19 de abril e 3 de maio de 2024

Documentos a apresentar:

  • Curriculum vitae detalhado
  • Certificado de habilitações

 

Taxa de Frequência

€ 1.800,00 *

(*) Este programa de formação está integrado na oferta da Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho (Programa de Recuperação e Resiliência) estando prevista a atribuição de bolsas de mérito pecuniárias após a conclusão do curso.

Os alunos deste curso são elegíveis para o Programa de Bolsas de Estudo da Aliança de Pós-Graduação da UMinho. Saiba mais aqui.

 

 

Horário

Regime pós-laboral: segundas, quartas e quintas-feiras (19h00:21h00)*

Descarregue aqui o cronograma e a brochura.

 

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 8 formandos.

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 8
  • Avaliações 0
  • Duração 80 horas
  • Habilitações All levels
  • Língua Português
  • Critérios de avaliação Sim
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Acumula mais de 20 anos de experiência como consultor em agências de marketing e comunicação, desenvolvendo projetos de ativação de marcas no meio digital online. Docente em Mestrados e Pós-Graduações no IPAM, IADE, Universidade Portucalense, Porto Executive Academy nas áreas de Marketing Digital, Digital Branding, Content Marketing e Transmedia Storytelling. Participou em livros com temáticas nas áreas de Marketing Digital, Social Media Marketing e Transmedia Storytelling nos livros: “Marketing a Preto e Branco”; “Marketing Digital 360”; “Vídeo Marketing” e “Marketing de Alimentos para iniciantes”.
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Licenciada em Ciência da Comunicação, pela Universidade do Minho, e Pós-graduada em Marketing Digital, pelo IPAM, apaixonou-se pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade e dedicou todo o seu percurso profissional a esta área, especializando-se na área de E-commerce/E-business. No seu currículo, acumula experiência enquanto assistente de marketing no Well Domus, especialista de comércio eletrónico na Salsa e e-commerce manager na Sacoor.
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Google Partner, Consultor de Marketing Digital e Formador, com mais de 20 anos de experiência em comunicação, e uma paixão assumida por conteúdos (inbound), motores de busca e WordPress. Presentemente, foca a sua atividade em Estratégia e Posicionamento Digital, ajudando empresas de todas as dimensões na definição de ações concretas para posicionamento em motores de busca (SEO – Tráfego Orgânico e Google Ads – Tráfego Pago), transformando websites em ferramentas de geração de leads e definindo estratégias de conteúdo e arquiteturas de informação para websites. É também responsável, desde 2018, pela estratégia e implementação de publicidade paga (Google Ads em Search e Display) de um dos maiores grupos de venda de automóveis em Portugal, a Caetano Retail. Em 2018, foi um dos oradores convidados para o projeto Norte Digital, iniciativa da ACEPI, que tinha a missão de ajudar a mudar paradigmas e apoiar as PME do Norte do país a construírem uma estratégia digital de sucesso para competirem no mercado global. Nas suas experiências profissionais, já fez parte de equipas em agências de publicidade como Copywriter e Criativo, agências de webdesign, enquanto Gestor e Coordenador de Projetos na área editorial (Infoportugal, do grupo Impresa) e na área da saúde (Alert Life Sciences), entre outras experiências.
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Professora Associada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área do marketing e estratégia. Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, pela Universidade do Porto, mestre em Marketing, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde, pela mesma universidade, foi anteriormente gestora de marketing e comunicação no Ministério da Saúde - Coordenação Nacional para a Infeção VIH/sida e jornalista no Diário Económico e na Rádio Renascença. Investiga nas áreas de marketing social, marketing público e não lucrativo, publicidade e relações públicas, marketing digital, comércio eletrónico e e-marketplaces, bem como na área da economia da partilha. Tem vindo a publicar os resultados da sua investigação em revistas científicas, como por exemplo no Journal of Social Marketing, Journal of Hospitality and Tourism Management, Review of International Business and Strategy, Place Branding and Public Diplomacy, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, Journal of Hospitality and Tourism Technology, International Review on Public and Nonprofit Marketing, Health Marketing Quarterly, ou o Journal of Macromarketing, entre outras revistas científicas e capítulos de livro.
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Possui mais de 13 anos de experiência na coordenação de projetos nacionais e internacionais de marketing digital. Docente convidada no IPCA, mestre em Gestão Comercial (FE-UP), licenciada em Gestão (UBI) e com uma Pós-Graduação em Marketing Management (PBS). Ao longo dos anos, tem enfrentado desafios nas diversas esferas do marketing digital, desenvolvendo uma forte aptidão para compreender as necessidades efetivas dos clientes e apresentar estratégias que resolvam as suas reais dores. A proximidade com as operações permite um conhecimento profundo das possibilidades e limitações técnicas de implementação, procurando encontrar a solução mais eficiente e garantir os melhores resultados.
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Mestre em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa e licenciado em Gestão de SI e Multimédia pelo ISLA. Hélder Oliveira é responsável pelas áreas de web e mobile na Follow Health & Business e formador de web development e marketing digital.
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Project Manager e Webmaster na AZULZEN (Google Partner Certified). Consultor e técnico responsável de diversas soluções de comunicação e divulgação na Web na arquitectura de informação, na otimização para motores de pesquisa (Search Engine Optimization), estratégia de publicidade online (Google Ads) e performance Web Analytics. Docente na Pós-Graduação de Marketing Digital no IPAM-IADE e na Pós-Graduação Marketing, Publicidade e Design para PMEs na Universidade Fenando Pessoa. Formador no curso de Marketing Digital na UNAVE/UA. Formador no MBA Digital Marketing & Online Business na Restart. Desenvolve, ao longo dos últimos 15 anos, estratégias de Search Engine Marketing para marcas nacionais e internacionais nas áreas da Indústria, da Moda, do Turismo, do Retalho, entre outras, para clientes e agências
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Profissional na área de estratégia digital, community manager, content writer e formadora, já colaborou com marcas como Texas Instruments, Saint-Gobain Portugal, American Tourister Portugal, Serrata, Arcádia, Flama, Cavalinho, Porcelanas Costa Verde, Andreia Professional, ARCH Valadares e Prio Energy. É docente no ensino superior nas áreas de social media, publicidade online, marketing de conteúdo, analytics e SEO.
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Jornalista, formadora e copywriter. Foi repórter durante 15 anos no Jornal de Notícias, passou por várias Agências de Comunicação e atualmente é freelancer na área de Content Marketing. Paralelamente é formadora na área de Escrita Criativa em diversas instituições.