Preaload Image

Programa Executivo | e-Commerce Internacional – 2ª Edição

User Avatar
1.995,00€
e-Commerce Internacional
1.995,00€

Data

12 de outubro 2021 – 01 de fevereiro 2022


Coordenação

 

Beatriz Casais

 

 


 

Introdução

O e-Commerce Internacional resulta de uma parceria entre a UMinhoExec e a aicep Portugal Global. Destina-se fundamentalmente a empresas que pretendam melhorar a sua estratégia comercial nos mercados digitais, com vista a elevar as suas vendas e internacionalizar a sua base de clientes. O programa tem uma forte componente de hands on learning e de estudo de casos. Inclui ainda uma componente de projeto e momentos de networking e partilha de experiências.

O e-Commerce Internacional é um programa enquadrado na Academia Internacionalizar, um novo serviço que a aicep está a prestar às empresas, assente em programas de Formação Avançada, através de parcerias com Universidades e Business Schools.

 

Objetivos

Capacitar as empresas no domínio dos mercados digitais e do e-commerce, incidindo sobre as dimensões de captação, atração, relacionamento, monitorização e acompanhamento e fidelização de clientes.

Discutir aspetos práticos do e-commerce, tais como o relacionamento com as plataformas, os meios de pagamento, a logística ou os aspetos legais das transações, entre outros.

Apoiar as empresas na definição de estratégias de e-commerce e no desenvolvimento de um projeto de internacionalização digital.

 

Destinatários

Diretos: Empresas que pretendem iniciar ou intensificar as suas vendas através dos mercados digitais

Indiretos: Quadros e colaboradores das empresas inscritas

 

Componentes

  • Seminários – Fundamentos e Aplicação
  • Workshops de Projeto – Desenvolvimento e Mentoring
  • Apresentação de Casos e Networking Meetings
  • Apresentação de Projetos de e-Commerce para a Internacionalização

 

Propina

€ 1.995,00 > € 1.835,40*

* Alunos e alumni UMinho/UMinhoExec.
* O pagamento será solicitado aquando a confirmação da admissão da candidatura.

Descontos corporativos a partir de 3 inscrições (sob consulta)

Horário

Terças e sextas-feiras.

Formato

Blended learning

 

Calendarização

Descarregue aqui a calendarização.

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos.

 

Local da formação

Braga, Escola de Economia e Gestão – Universidade do Minho e Online.

Testemunhos

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 14
  • Avaliações 0
  • Duração 80 horas
  • Língua Português
  • Formandos 1
  • Critérios de avaliação Sim
Licenciada em Ciência da Comunicação, pela Universidade do Minho, e Pós-graduada em Marketing Digital, pelo IPAM, apaixonou-se pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade e dedicou todo o seu percurso profissional a esta área, especializando-se na área de E-commerce/E-business. No seu currículo, acumula experiência enquanto assistente de marketing no Well Domus, especialista de comércio eletrónico na Salsa e e-commerce manager na Sacoor.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Formadora em acções e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados - com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho - UNAVE, CEFA, IGAP entre outras entidades. Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017", “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2019”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático” da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público”, “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica. Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa - CAAD – na área de emprego público. Frequentou a 3.ª Edição do Curso “Proteção de Dados – Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da EU e Legislação Nacional. Foi, durante 10 anos, docente na Universidade de Aveiro e atualmente assume a função de docente no Curso de “Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas organizações” que conta com a 5.ª Edição e no MBA "Direção Técnica no Terceiro Setor" da Coimbra Business School.
"Head of Marketing da FOLLOW - Health, agência especializada em comunicação e marketing na indústria da saúde. Especializado na área digital há vários anos, colaborou com empresas como a Prozis, Hyundai, Honda, KTM, Koy Lab. Com formação superior ao nível do mestrado na área da comunicação, é no digital que encontrou a sua vocação. Acredita do conceito de customer centric marketing, onde o consumidor deve estar sempre no centro da decisão. É docente no ensino superior e em instituições de especialização, de norte a sul de Portugal, bem como no Brasil. Mentor na Startup Braga e Startup Leiria, encontra também a paixão nas palavras a escrever para a Revista Marketeer, BRIEFING e Link To Leaders."
Licenciado em Engenharia Industrial na Universidade do Minho, com graduações e estudos posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCL), Neuromarketing (MIT), MBA (PBS), Mobile Marketing (Harvard, 2016), Innovation by Design (Insead Singapura, 2017) e Blockchain (Oxford, 2018). Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra, Grupo BNP Paribas, e El Corte Inglês. Escreve actualmente no Público, tem diversos livros publicados e é docente em diversas instituições. Iniciou em 2017 o projecto "Play Growth", através do qual ajuda empresas a crescer, tanto no plano estratégico como táctico. É também fundador e gestor da "Wise Pirates" (marketing digital) e "Forever is Boring" (moda).
Fernando Aparício, especialista convidado, tem vinte anos de carreira ligada ao comércio eletrónico internacional quer como consultor de negócios digitais - e-commerce nacional e internacional - para empresas como a CEPSA, o El Corte Inglés, BodyBell, Chocolates Valor, quer como Gerente de Exportação e Diretor Geral do PayPal Espanha. Fundador da empresa de consultoria de segurança da informação Coversec. É atualmente diretor da Amvos Digital que é Global Service Partner do Alibaba.com em Espanha Em paralelo, conta com 18 anos de docência na IE Business School como Professor Associado de Sistemas e Tecnologias da Informação, na área de Riscos em Sistemas de Informação do Instituto de Empresa Tem vindo a colaborar com a AICEP em diversas iniciativas de capacitação empresarial no âmbito do e-commerce internacional.
É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1998) e Master in Business Administration pelo ESADE Business School (2004). Especialista em internacionalização de empresas e em desenvolvimento de negócios. Liderou durante 15 anos vários negócios internacionais do grupo Sonae com destaque para a internacionalização das marcas da Sonae Fashion no período 2013 a 2019, o que passou também pela introdução da Zippy na Amazon e noutros Emarketplaces. Como empreendedor fundou e geriu start up de 2006 a 2014 tendo trabalhado na consultadoria para empresas nomeadamente em projectos de Internacionalização e de Marketing Digital.
Docente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, lecionando nas áreas da Pesquisa de Marketing, do Comportamento do Consumidor ou da Gestão Estratégica. Bastante próximo das metodologias de análise de dados quantitativos, possui como áreas de investigação preferenciais o comportamento do consumidor, a dimensão emocional associada à tomada de decisão, e a ética no marketing. Colabora de forma regular com várias instituições de ensino superior em Portugal, e é reviewer do Journal of Consumer Behaviour. Paralelamente à vida académica, e após uma valiosa experiência no setor financeiro, desempenha as funções de Diretor Financeiro e de Coordenador do Gabinete de Estratégia Internacional de um grupo de empresas com uma atuação maioritariamente internacional, possuindo, adicionalmente, uma vasta experiência em projetos de consultoria nas áreas do marketing, da estratégia, da internacionalização, ou da reestruturação financeira de empresas.
Professora auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área do marketing e estratégia. Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, pela Universidade do Porto, mestre em Marketing, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde, pela mesma universidade, foi anteriormente gestora de marketing e comunicação no Ministério da Saúde - Coordenação Nacional para a Infeção VIH/sida e jornalista no Diário Económico e na Rádio Renascença. Investiga nas áreas de marketing social, marketing público e não lucrativo, publicidade e relações públicas, marketing digital, comércio eletrónico e e-marketplaces, bem como na área da economia da partilha. Tem vindo a publicar os resultados da sua investigação em revistas científicas, como por exemplo no Journal of Social Marketing, Journal of Hospitality and Tourism Management, Review of International Business and Strategy, Place Branding and Public Diplomacy, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, Journal of Hospitality and Tourism Technology, International Review on Public and Nonprofit Marketing, Health Marketing Quarterly, ou o Journal of Macromarketing, entre outras revistas científicas e capítulos de livro.
Entusiasta do digital, premiado como Profissional Destaque pelo Ecommerce Brasil, desenvolveu diversos projetos em empresas do segmento de retalho/digital como Walmart, Groupon e B2W. Em Portugal, participou na implementação de três importantes projetos de marketplace: KuantoKusta, Dott e Sonae MC.