Preaload Image

Marketing de Vinhos || 7ª Edição

User Avatar
1.296,00€
Marketing de Vinhos
1.296,00€

Data

15 de fevereiro a 08 de abril 2022


Coordenação

 

Beatriz Casais

 

 


Introdução

Num mundo de competitividade global, as marcas portuguesas de vinhos necessitam de adaptar a abordagem no sentido de procurarem encontrar um posicionamento de criação de um valor diferenciado, para um mercado cada vez mais internacional e exigente. Numa parceria com a ViniPortugal, o Programa de Executivos em Marketing de Vinhos da UMinhoExec consiste num curso de curta duração orientado para empresários do setor, procurando refletir sobre os fundamentos do Marketing de Vinhos numa abordagem competitiva a nível internacional. O curso aborda temas como a segmentação do mercado, a política de produto e marca, gestão de preços, técnicas de venda e comunicação, distribuição e internacionalização. Por fim, são ainda dados alguns tópicos de gestão de serviços turísticos assentes numa lógica do enoturismo.

 

Principais benefícios

Enquadrar o negócio dos vinhos numa lógica de competitividade global assente na criação de marcas fortes e com personalidade estratégica.

 

Principais objetivos

O programa visa dotar os formandos de conhecimentos fundamentais de marketing aplicados à área vinícola, incluindo o setor do enoturismo, considerando as suas especificidades e exigências. Os formandos deverão adquirir competências de gestão da marca e política de preços, de gestão dos canais de distribuição e internacionalização bem como de comunicação, técnicas de vendas e gestão de serviços relacionados com o enoturismo.

 

Metodologia

O curso alia o método expositivo e conceptual à análise de casos de estudo, dedicando tempo, durante as sessões, a trabalhos práticos de resolução de problemas concretos e de análise de casos práticos.

 

Avaliação

Realização de um projeto individual de marketing de vinhos (trabalho escrito enviado à coordenação do curso).
É atribuída uma nota quantitativa e dado feedback qualitativo individual aos formandos

 

Destinatários

Empresários e gestores vitivinícolas e de serviços de enoturismo, enólogos e comerciais de marcas de vinhos.

 

Propina:

1.296,00 > €907,20* > €843,00*

  • Desconto Early Bird (para inscrições registadas até dia 21 de dezembro de 2021, atuais alunos, alumni UMinho/UMinhoExec e associados da ViniPortugal).
  • Descontos corporativos a partir de 3 inscrições (sob consulta)

 

Os descontos não são cumulativos.

Horário

Regime pós-laboral: terças, quintas, sextas-feiras e sábados *

Formato: sessões online e presenciais

 

Calendarização

Descarregue aqui o cronograma.

 

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos.

Testemunhos

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 11
  • Avaliações 0
  • Duração 50 horas
  • Habilitações Todos os Níveis
  • Língua Português
  • Formandos 0
  • Critérios de avaliação Auto
Diretora de Enoturismo da Aveleda, após ter sido responsável pelo Marketing e Enoturismo da Quinta Nova N. S. Carmo entre 2004 e 2018. Com MBA na Católica Porto Business School, é graduada em Gestão Hoteleira (Univ. Portucalense), licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica, com frequência de Enologia na Universidade de Bordéus (França). Possui o diploma da Wine & Spirit Education Trust II e é formadora na área de Enoturismo em várias instituições. Integrou os Órgãos Sociais da Associação de Turismo do Porto/ Porto Convention Bureau entre 2011 e 2017 e foi finalista em 2013/15/16 do prémio “Melhor Diretor de Marketing e Vendas” pela Associação Diretores Hotel de Portugal.
Licenciada em Engenharia Agrícola, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1999), e com Pós-Graduação em Enologia, pela Universidade Católica do Porto, em 2006. Com um percurso profissional com mais de 15 anos ligado ao sector vitivinícola, desde a produção à comercialização, em 2008, integra a equipa da ViniPortugal com a responsabilidade de dinamização da agência de Investigação e Desenvolvimento da ViniPortugal (I&D) e na gestão do mercado nacional, onde foi responsável pelo lançamento da Campanha A Copo. Em 2012 assume a gestão do mercado do Brasil e posteriormente dos mercados do Reino Unido, Angola e Japão e integra a equipa que desenvolveu o programa de formação da Academia Vinhos de Portugal. Actualmente é a Coordenadora de Promoção e Educação da ViniPortugal.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia do Porto. Posteriormente realizou um Executive Certificate (Strategy and Innovation) no Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management. No “mundo” dos vinhos tem formação do WSET® (Wine & Spirit Education Trust) – Nível 2. Gosto pela formação e por outras áreas levou-o a formar-se também em Marketing Desportivo e em Growth Hacking. Actualmente frequenta uma pós-graduação em Esports Marketing & Management. Na Aveleda desde 2010, começou pelo Planeamento Estratégico, tendo passado para o Núcleo de Investigação & Desenvolvimento (I&D), sendo responsável pelas áreas de Marketing e Estratégia no I&D. Em 2020 assume a Direção de Inovação e Estratégia da empresa, tendo a seu cargo o Desenvolvimento de Novos Produtos e a elaboração de Estudos de Mercado.
Advogada especialista em Direito da Propriedade Intelectual, Agente Oficial da Propriedade Industrial, Mandatária da Patente Europeia e Mandatária autorizada junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia. Licenciada em Direito e Mestre em Direito Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Doutoranda na mesma faculdade. Docente desde 2007 nos cursos de Pós-Graduação em Direito Intelectual ministrados pela APDI – Associação Portuguesa de Direito Intelectual em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Professora auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área do marketing e estratégia. Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, pela Universidade do Porto, mestre em Marketing, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde, pela mesma universidade, foi anteriormente gestora de marketing e comunicação no Ministério da Saúde - Coordenação Nacional para a Infeção VIH/sida e jornalista no Diário Económico e na Rádio Renascença. Investiga nas áreas de marketing social, marketing público e não lucrativo, publicidade e relações públicas, marketing digital, comércio eletrónico e e-marketplaces, bem como na área da economia da partilha. Tem vindo a publicar os resultados da sua investigação em revistas científicas, como por exemplo no Journal of Social Marketing, Journal of Hospitality and Tourism Management, Review of International Business and Strategy, Place Branding and Public Diplomacy, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, Journal of Hospitality and Tourism Technology, International Review on Public and Nonprofit Marketing, Health Marketing Quarterly, ou o Journal of Macromarketing, entre outras revistas científicas e capítulos de livro.
Formado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho em Engenharia em e Gestão Industrial. Tem experiência consolidada na área de Gestão de Clientes e Comércio Internacional, com enfoque em negociação e internacionalização em mercados altamente competitivos. Desenvolveu também uma experiência em coordenação e desenvolvimento de equipas comerciais, principalmente em Empresas como a Pernod Ricard Portugal, Lactogal ou a Shark AG sucursal da Empresa Tailandesa Osotspa. Dentro da sua etapa na Pernod Ricard trabalhou com algumas quintas e marcas de vinho com a Fiuza & Bright, Altas Quintas - Herdade do Porto da Bouga, Jacob's Creek (Australia), o vinho do Porto Sandeman e com os champanhes G.H. Mumm e Perrier-Jouët (França). Atualmente desenvolve atividade profissional da Loja de Exportação de Braga da AICEP.
Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação (vertente de Assessoria de Comunicação), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e com pós-graduação em Comunicação Empresarial, na Porto Business School, Catarina Reis Correia foi Diretora de Comunicação da Omdesign, agência de publicidade que, entre outras áreas de atividade, trabalha os principais players do setor vitivinícola nacional e tem vindo a ser distinguida, tanto em Portugal como a nível mundial, pela originalidade das suas campanhas e excelência do seu design.
Atualmente a trabalhar como Growth Lead da Lojadafarmacia.com, a maior farmácia online em Portugal, Tiago Almeida Nogueira é especialista na área digital há vários anos, tendo colaborado com empresas como a Prozis, Hyundai, Honda, KTM, Koy Lab e com a agência FOLLOW. Com formação superior ao nível do mestrado na área da comunicação e um mestrado em Gestão de Serviços, foi no digital que encontrou a sua vocação. Acredita no conceito de customer centric marketing, onde o consumidor deve estar sempre no centro da decisão. É docente no ensino superior e em instituições de especialização, de norte a sul de Portugal, bem como no Brasil. Mentor na Startup Braga e Startup Leiria, encontra também a paixão nas palavras a escrever para a Revista Marketeer, BRIEFING e Link To Leaders.
Licenciada em Turismo pelo ISAI e bacharelato em Gestão Hoteleira na ESHTE com pós graduação em Marketing digital pelo IPAM, Teresa Cardoso foi coordenadora de operações do grupo Ibersol, diretora comercial da Quinta da Côrte e atualmente é formadora e consultora na área de turismo e hotelaria. Privilegia a relação criada com o Cliente como fator diferenciador crucial na decisão do Cliente.
Diretora do Canal de Vendas Off Trade na Sogrape Distribuição desde 2016 e com quase 20 anos de experiência na área da Distribuição Moderna em Portugal, desenvolveu ao longo dos anos competências ao nível da negociação, gestão de equipas e de desenvolvimento de negócio em ambiente altamente competitivo. Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense, frequentou ainda o Programa Avançado de Liderança da Porto Business School e o MiniMBA Executivo na London School of Business and Finance. Possui o diploma da Wine & Spirits Education Trust II e é uma entusiasta pela cultura do vinho. Desde 2021 é ainda embaixadora do Programa Global de Sustentabilidade do Grupo Sogrape na Sogrape Distribuição em Portugal, tendo como missão desenvolver e implementar iniciativas que contribuam ativamente para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Sofia Salvador formou-se em Biotecnologia no ISHT em Lisboa, fez depois Mestrados e trabalhou em diferentes áreas de investigação como a Biologia Marinha e a Tradução Científica e mais tarde fez o Mestrado da OIV (International Vine and Wine Organization) em Gestão de Vinhos, na Universidade Paris X. Este programa de Mestrado envolveu a viagem por 25 países produtores e importadores de vinho aprendendo sobre todos os aspectos do sector vitivinícola desde a Viticultura e Enologia ao Enoturismo e Marketing o que levou ao desejo de trabalhar para a promoção dos Vinhos Portugueses. A nível do sector do vinho em Portugal trabalhou na empresa Fita Preta em vinificação e exportação. Fez depois um Mestrado em Comunicação Empresarial no ISCEM, em Lisboa, e começou a trabalhar na comunicação da recém-lançada marca Vinhos de Portugal, no Instituto da Vinha e do Vinho de Portugal. Desde 2012 trabalha na ViniPortugal, nas áreas de Educação e Comunicação Digital sendo Web Manager e Wine Educator focando-se principalmente na formação nos mercados internacionais. Possui o diploma da Wine & Spirit Education Trust II  e é também certificada pelo IVBAM como Madeira Wine Certified Educator e pelo IVDP como Certified Port Educator.
bodrum escort - eskişehir escort - escort eskişehir - mersin escort - escort mersin - mersin yeni escort - mersin sınırsız escort - adana escort - mersin anal escort - mersin oral escort - mersin grup escort - escort adana - mersin çıtır escort