Preaload Image
Anterior

School of CEOs – sharp training for first-time CEOs – 7ª Edição

User Avatar
Banner site UMinhoExec

Data

7 de maio a 16 de julho de 2024


Coordenação

 

 

 

Marco Escadas

 

 


Introdução

Lançar ou fazer crescer um pequeno negócio é um processo árduo que, além de determinação e resiliência, exige capacidades e competências específicas. Frequentemente os empreendedores e donos de pequenas empresas, que assumem funções de CEO, são extraordinariamente inovadores e competentes ao nível da execução dos processos técnicos, mas têm necessidade de obter ou aprofundar a sua preparação ao nível da gestão. Para responder a esta necessidade, e em parceria com a Startup Braga, a UMinhoExec desenvolveu o School of CEOs, um programa que atribui 8 ECTS, e específico para quem pretende lançar ou acelerar o crescimento de uma nova e/ou pequena empresa. Configurado de forma modular, o programa permite desenvolver competências de gestão transversais às diferentes áreas funcionais da empresa, desde a estratégia e o marketing, até à gestão de recursos humanos, finanças, controlo de gestão e direito empresarial.

O School of CEOs está entre os melhores dois cursos de liderança a nível nacional e ocupa a 33ª posição no Eduniversal Ranking 2022 – Europa Ocidental.

 

Além dos módulos de formação aplicada, que respondem às necessidades específicas de cada projeto, o programa integra um conjunto de Master Classes, que se realizam na Startup Braga e nas quais profissionais de referência irão partilhar o seu conhecimento e experiência.

  

Principais objetivos

Dotar os participantes de um conhecimento amplo dos diversos conceitos de gestão (diversas áreas funcionais) permitindo-lhes tomar decisões fundamentadas que beneficiam a organização e a equipa, para promover o arranque ou desenvolvimento do seu negócio.

 

Principais Benefícios

  • Aprender conceitos chave do domínio da gestão;
  • Adquirir conhecimentos de estratégia e de marketing;
  • Saber organizar, gerir, motivar e liderar uma equipa;
  • Compreender e saber analisar o desempenho financeiro de uma empresa;
  • Adquirir conhecimentos básicos na área do direito empresarial;
  • Identificar e aplicar ferramentas/instrumentos nas áreas funcionais de gestão abordadas no programa;
  • Aceder a tendências e a casos reais da vida quotidiana das empresas.

 

Destinatários

  • CEOs de startups;
  • Empreendedores de startups;
  • Donos de pequenas empresas;
  • Aspirantes a líderes empresariais.

 

Avaliação

A avaliação consiste na execução de um Projeto integrado de gestão do negócio (relatório e apresentação), sendo atribuída uma nota quantitativa e dado feedback individual aos formandos.

A classificação obtida no curso será um número inteiro na escala de zero a vinte valores e atribuirá 8 ECTS.

 

CANDIDATURA

Prazos de candidatura: 9 a 19 de abril de 2024

As candidaturas devem ser realizadas em: https://candidaturaalianca.uminho.pt/

Documentos a apresentar:

  • Curriculum vitae detalhado
  • Certificado de habilitações

 

 

Propina 

€1.910,00

(*) Este programa de formação está integrado na oferta da Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho (Programa de Recuperação e Resiliência) estando prevista a atribuição de bolsas de mérito pecuniárias após a conclusão do curso, que podem ir de 50% a 100% do valor da propina.

Os alunos deste curso são elegíveis para o Programa de Bolsas de Estudo da Aliança de Pós-Graduação da UMinho. Saiba mais aqui.

 

 

Horário

Terças, quartas e quintas-feiras.

 

Calendarização

Descarregue aqui o cronograma.

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 8 formandos.

+ Info: https://joseneves.org/pt/definicao-isa

Testemunhos

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 18
  • Avaliações 0
  • Duração 76 horas
  • Habilitações All levels
  • Língua Português
  • Critérios de avaliação Sim
User Avatar
Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto, em 2002, foi admitido na Ordem dos Advogados de Portugal em 2005, realizando o estágio no Dr. António Vilar & Associados, no Porto.- Em 2006 abre o seu primeiro escritório, em Águeda e em 2008 abre o seu escritório na Avenida dos Aliados, no Porto, onde hoje trabalha em parceria com outros Advogados. Frequentou curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho, no IDET, em Coimbra e concluiu o Mestrando em Direito Civil e das Sociedades Comerciais na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Frequentou diversos cursos monográficos de formação contínua no Porto, em Coimbra e em Lisboa sendo agora detentor de Certificado de Competências Pedagógicas. Tem sido orador convidado em várias conferências e palestras. É membro da Mesa de Assembleia Geral em várias sociedades. Fluente em Inglês e Espanhol e intermédio em Francês e Italiano e tem diversas publicações em revistas, semanários e colaboração na elaboração de guias jurídicos.
User Avatar
Doutorada em Psicologia Organizacional pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Tem como experiência ser Especialista de Pessoal nos CTT.
User Avatar
Empreendedor, Marketer e Estratega. Doutorando em Gestão na Universidade do Minho. MBA com especialização em Marketing pela Porto Business School. Licenciado em Economia pela Universidade do Porto. Percurso profissional com mais de 25 anos ligado à consultoria em estratégia, marketing, negócios internacionais e, mais recentemente, à transformação digital. Apoio avançado ao desenvolvimento de modelos de negócio e à inovação, tanto em empresas maduras como em startups. Orador em distintos fóruns. Docente no ensino superior nas áreas das ciências económicas e da gestão de empresas.
User Avatar
Nuno Marques, consultor de Empresas em Marketing e Gestão estratégica, com vasta experiência em projetos de melhoria de desempenho organizacional, em múltiplos setores de atividade, em empresas com características heterogéneas, como fase seminal, PMES e grande dimensão. Iniciou a sua atividade como profissional de consultoria de gestão na Deloitte & Touche (onde foi consultor sénior) e desde 2005 desenvolve atividade como empreendedor e consultor de marketing e estratégia, com colaboração em múltiplas organizações e entidades, das quais se destaca a Tecminho, como formador e mentor em vários programas de prestígio de aceleração de startups em fase seminal. Paralelamente à sua atividade profissional como consultor de empresas é docente do Ensino superior, com mais de 2500 horas de contacto direto, lecionadas, nas áreas de Empreendedorismo, Marketing e Gestão estratégica. É mestre em gestão de empresas pela Universidade do Minho e doutorando em Marketing e Gestão Estratégica (pela mesma Universidade). Os seus interesses de investigação versam sobre o empreendedorismo e estratégia, especificamente a formação de capacidades dinâmicas (entre outros).
User Avatar
Percurso profissional desenvolvido no setor financeiro e imobiliário, com percurso paralelo no associativismo profissional (Ordem dos Economistas), onde atualmente desempenha funções de membro da direção nacional. Ao nível de setor financeiro teve experiências em funções de análise e gestão de risco de crédito, reestruturação de passivos, bem como na gestão de fortunas (investimentos em Mercados Financeiros Internacionais). No setor imobiliário tem experiência na corretagem e avaliação de imóveis, e na estruturação de operações de financiamento para investimentos imobiliários. Manteve ligação ao mundo académico, sendo atualmente docente no ensino superior, tendo frequentado MBA, Mestrado Académico e DBA, estando a aguardar júri da sua tese de doutoramento em finanças, e sendo detentor do título de especialista na área de Gestão - Finanças, Banca e Seguros. Foi membro de júri de provas públicas para o título de Especialista, participou como orador convidado em palestras sobre temas ligados a gestão (finanças e marketing), e ministrou cursos de formação profissional.
User Avatar
Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Doutorado em Ciências Empresariais também pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. João leite Ribeiro foi Diretor de Recursos Humanos em diferentes empresas Portuguesas como a Têxtil Manuel Gonçalves, nos CTT e na Sonae. Deu também aulas no ISCTE e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto mas é, atualmente, Professor Auxiliar no Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, membro do CICS.NOVA.UMinho, Consultor e Formador em diversas Organizações Nacionais e Multinacionais.
User Avatar
Licenciada em Psicologia das Organizações pela Universidade do Minho, Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela EEG da mesma universidade. Frequentou, ainda, dois cursos de formação avançada de executivos na área de Gestão da Porto Business School. Tem desenvolvido toda a sua experiência profissional na área dos Recursos Humanos, concretamente na área de Recrutamento e Seleção e Employer Branding, Acolhimento, Formação e Desenvolvimento de Líderes. No seu percurso profissional, destacamos a Sonae, seguido da PRIMAVERA Software atual CEGID e, desde 2019 até à atualidade, como Responsável de Recrutamento & Employer Branding do Norte no Lidl.
User Avatar
Professora Associada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área do marketing e estratégia. Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, pela Universidade do Porto, mestre em Marketing, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde, pela mesma universidade, foi anteriormente gestora de marketing e comunicação no Ministério da Saúde - Coordenação Nacional para a Infeção VIH/sida e jornalista no Diário Económico e na Rádio Renascença. Investiga nas áreas de marketing social, marketing público e não lucrativo, publicidade e relações públicas, marketing digital, comércio eletrónico e e-marketplaces, bem como na área da economia da partilha. Tem vindo a publicar os resultados da sua investigação em revistas científicas, como por exemplo no Journal of Social Marketing, Journal of Hospitality and Tourism Management, Review of International Business and Strategy, Place Branding and Public Diplomacy, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, Journal of Hospitality and Tourism Technology, International Review on Public and Nonprofit Marketing, Health Marketing Quarterly, ou o Journal of Macromarketing, entre outras revistas científicas e capítulos de livro.
User Avatar
Ricardo Costa, nascido em Braga no dia 18 de outubro de 1978, possui uma sólida formação académica e uma vasta experiência na área de administração de empresas e cargos de liderança. Obteve o seu diploma em Engenharia e Gestão Industrial em 2001 na Universidade Lusíada de Famalicão, onde se destacou ao ser premiado como autor do melhor projeto de estágio do curso naquele ano. Durante o seu percurso académico, de 1998 a 2001, assumiu a presidência da Associação Acadêmica da mesma universidade. Em 2011, Ricardo Costa concluiu com sucesso o MBA Internacional na Católica Porto Business School, o que marcou um ponto de viragem na sua carreira empresarial. Subsequentemente, ocupou a posição de CEO do Grupo Bernardo da Costa e, atualmente, desempenha funções de gestão em várias empresas do grupo, que têm presença em diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Brasil e Camarões. Em reconhecimento ao seu compromisso com o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade de Braga, da região do Minho e de Portugal, Ricardo Costa foi nomeado Embaixador Empresarial de Braga em 2016. Além disso, foi eleito Presidente da APSEI - Associação Portuguesa de Segurança. No ano de 2021, Ricardo Costa assumiu presidência da AEMinho - Associação Empresarial do Minho, consolidando ainda mais o seu papel como figura influente no cenário empresarial e regional. Mais recentemente, em 2023, Ricardo Costa foi nomeado Cônsul Honorário pelo Governo do Kosovo, o país mais jovem da Europa, testemunhando assim a sua contínua contribuição para as relações internacionais e diplomacia empresarial. Para além das suas responsabilidades empresariais, Ricardo Costa desempenha diversas funções consultivas em várias áreas, incluindo ensino superior (IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Universidade do Minho), economia (CIP - Confederação Empresarial de Portugal), desporto (ABC de Braga), responsabilidade social (Virar a Página -Cantina Solidária e Domus - Dignificar a Habitação) e editorial (MIT Technology Review Portugal e Lusófona Digital). Ele é amplamente reconhecido como uma influência significativa nas redes sociais, especialmente como a pessoa mais influente em Portugal no LinkedIn. O seu foco principal concentra-se na promoção de uma liderança humanizada e na implementação da felicidade no ambiente de trabalho. Um passo notável na sua liderança foi a criação, pelo Grupo Bernardo da Costa, do primeiro Departamento da Felicidade em Portugal. Em resumo, Ricardo Costa é uma personalidade de destaque no cenário empresarial e social, cuja liderança e compromisso se estendem a várias esferas de influência, contribuindo deforma positiva para o desenvolvimento e prosperidade de diversas regiões e organizações.
User Avatar
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com mais de 15 anos de experiência em aconselhamento fiscal. Trabalhou na Deloitte na área de consultoria fiscal onde acompanhou diversas empresas em diferentes industrias. Actualmente é Global Tax Manager da H.B. Fuller Company, uma multinacional da indústria química cotada nos Estados Unidos. E também Partner da Capitalizar – Consultoria Financeira, uma empresa de prestação de serviços na área dos benefícios fiscais e financeiros. Tem vasta experiência em benefícios fiscais, declarações fiscais e gestão e aconselhamento fiscal.
User Avatar
Doutorada em Ciências Empresariais - Especialização em Contabilidade (Universidade do Minho) Já esteve como investigadora convidada no RMIT University/Austrália e na Edinburgh Business School/Escócia. O principal campo de investigação é a História da Contabilidade. Principais projetos de investigação: Contabilidade e Religião, Contabilidade e Guerra, Contabilidade e o Estado, Contabilidade e Profissão. Já publicou em revistas científicas internacionais, entre as quais: Accounting, Auditing and Accountability Journal, European Accounting Review, Accounting History, e Accounting Education. Pertence ao Corpo Editorial de várias revistas científicas internacionais, entre as quais o Accounting, Auditing and Accountability Journal e a revista Accounting History. Participa na revisão de artigos para diversas revistas científicas internacionais. Recebeu o prémio da Academy of Accounting Historians - 2009 Margit F. Schoenfeld and Hanns Martin W. Schoenfeld Scholarship em História da Contabilidade, da qual é Trustee.
User Avatar
Mestre em Contabilidade pela Universidade do Minho e Contabilista Certificado é atualmente, Gerente na empresa Ordem Crescente |Consultoria para Gestão, Lda. Da sua experiência salientamos o seu papel enquanto Revisor Oficial de Contas e Docente em várias instituições de ensino superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade do Minho).
User Avatar
Hélder Quintela é atualmente Delivery Manager na NTT Data Portugal em projetos de dados e Inteligência Artificial, e lidera a área de projetos internacionais de Data. Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, é professor convidado do IPCA nas áreas de base de dados, big data, e gestão de projeto, coordenando o curso Executivo de Inteligência Artificial. Com experiência profissional nas áreas de Business Intelligence e IA, é atualmente Presidente da Assembleia Geral e membro da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Business Intelligence, e colaborador da revista DigitalInside.pt onde produz o podcast “Dados à conversa”. As áreas de foco do Hélder incluem engenharia e governação de dados, sistemas analíticos, IA.
User Avatar
João Pedro Ribeiro is the CEO of PeekMed, an AI-based pre-operative planning system for orthopedic surgery. Biomedical Engineer by training with a master’s degree in medical informatics & AI, strongly passionate about technology and medical imaging and advisor of several MedTech companies and entrepreneurship committees. João has a clear vision on how PeekMed can help the orthopedics’ current challenges: “With PeekMed, the surgeon clearly understands the patient’s problem and simulates different outcomes. By doing this, PeekMed is helping to improve surgical outcomes while helping to decrease the overall cost of healthcare.
User Avatar
Pedro Ribeiro Santos is a Managing Partner at Armilar, serving on its Board and its Investment Committee, as well as on the Board of a number of its portfolio companies. Pedro has a BSc/MSc in Physics Engineering from Instituto Superior Técnico. He started his career as a Researcher in Physics for the University of Oxford (UK), and holds an MBA and an MSc in Economics from Universidade Nova de Lisboa. Prior to his 15 years in VC, he had over 12 years of experience in Technology, Management and Strategy Consulting, with Accenture and with The Boston Consulting Group, and 2 years as IT and Organisational Director at a large CPG company.