Preaload Image
Anterior

Programa Executivo em Literacia Financeira para Empresários e Investidores

User Avatar
Literacia Financeira

Data

–/–/–


Coordenação

 

Cristiana Cerqueira Leal

 

 


Introdução

Este curso de curta duração fornece uma compreensão abrangente dos conceitos fundamentais em finanças e comportamento do investidor  para todos aqueles que pretendam tomar melhores decisões financeiras e assim potenciar a sua atividade profissional e as suas finanças pessoais.

Assim, é objetivo deste Programa dotar os participantes dos instrumentos, conhecimento e compreensão essenciais para incorporar considerações financeiras  para melhorar o planeamento, a tomada de decisão de investimento e a gestão de carteiras de investimento.

Destinatários

Investidores, empresários, quadros e dirigentes de empresas, gestores de conta e outros profissionais (ex: advogados, engenheiros, etc) que não possuam conhecimentos específicos na área financeira; e para quem pretenda obter uma formação intensiva e de excelência nesta área pode constituir um fator essencial de melhoria do seu desempenho financeiro, quer do ponto de vista da empresa, da consultoria e do empreendedorismo, quer do ponto de vista das suas finanças pessoais e, assim, contribuir para a evolução da sua carreira profissional e para a melhoria da gestão da sua carteira de investimento pessoal.

Benefícios para o Formando

  • Obtenção de conhecimentos que permitam compreender os processos de decisão de investimento numa lógica de carteira de investimento, compreendendo os conceitos fundamentais, a dinâmica e a linguagem financeira para permitir a tomada de melhores decisões;
  • Compreender como as decisões atuais têm impacto numa lógica de gestão de carteiras no longo prazo;
  • Compreender os processos de investimento, os erros e enviesamentos a evitar e os aspetos comportamentais e de sentimento do mercado, de forma a melhorar o seu processo de gestão de património e carteiras de investimento.

 

Benefícios para a Empresa

Dotar os seus colaboradores (dirigentes e quadros) de conhecimento que lhes permita ter a capacidade de:

  • Melhorar o processo de aconselhamento financeiro;
  • Aprender a comunicar eficazmente com os clientes e com os profissionais da área financeira manifestando uma compreensão abrangente do comportamento dos indivíduos;
  • Compreender o impacto de aspetos comportamentais no tomada de decisão
  • Compreender o sentimento do investidor e como este afeta os mercados

 

Propina:

€595,00 > €535,50*

  • Desconto Early Bird (para inscrições registadas até dia 11 de março de 2022, atuais alunos, alumni UMinho/UMinhoExec).
  • Descontos corporativos a partir de 3 inscrições (sob consulta)

 

Os descontos não são cumulativos.

 

Horário

Regime presencial (sábados, entre as 09h00 e as 13h00)

 

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos.

 

Local da formação

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 6
  • Avaliações 0
  • Duração 24 horas
  • Habilitações All levels
  • Língua Português
  • Critérios de avaliação Sim
User Avatar
Professora Auxiliar de Finanças na Escola de Economia e Gestão (EEG), Departamento de Gestão, Universidade do Minho desde Março de 2009. Doutorada em Ciências Empresarias (especialização em Finanças) – Universidade do Minho (2009). Tem como principais áreas de interesse: Avaliação do Desempenho, Gestão do Risco, Medidas de Risco de Perda e Sustentabilidade. É Diretora da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho.
User Avatar
Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É doutorada em Ciências Empresariais e licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade do Minho. Leciona na área de finanças e é Diretora do Mestrado em Gestão e Negócios. É regularmente oradora em seminários e conferências nacionais e internacionais, tendo inclusivamente participações como oradora principal (keynote speaker) em conferência internacionais. Tem como principais áreas de interesse de investigação Finanças Comportamentais; Decisão de Investimento, Gestão de Carteiras, Crowdfunding, Literacia Financeira e Sustentabilidade, com diversas publicações na área. O seu trabalho de investigação tem sido reconhecido com alguns prémios, nomeadamente, Best Paper Award – PFN 2016; nomeação para o Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets - Euronext Lisbon Awards 2014. Tem tido colaborações pontuais com órgãos de comunicação social nacionais com interesse na divulgação dos seus trabalhos de investigação.
User Avatar
Gestora de Ações do Banco Carregosa. É licenciada em economia pela Faculdade de Economia do Porto, tendo concluído o programa CFA em 2017. É desde setembro de 2019, responsável pelas carteiras de ações do Departamento de Gestão de Ativos do Banco Carregosa. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão de ativos e banca de investimento, tendo iniciado a carreira como analista financeira no departamento de Private Equity do BPI em 2001. Entre 2005 e 2008, trabalhou como portfolio manager no family office do Sr. Américo Amorim, tendo seguidamente ingressado no Banco BIG, onde foi responsável pela angariação de clientes corporate e institucionais. De 2014 a 2019, a Rina desenvolveu a sua carreira profissional em Paris onde desempenhou funções de analista buyside e lead portfolio manager em fundos de ações europeus, com ativos de 100 Mn € sob gestão. Neste período, teve oportunidade de visitar mais de 200 empresas cotadas na Europa e desenvolver competências em stock-picking.
User Avatar
Tiago Fleming é um executivo sénior com mais de 25 anos de experiência nos sectores financeiro e de retalho, onde tem liderado várias marcas de relevo nacional e internacional. Desde 2006 assume a Direção de Marketing e Comunicação do Banco Carregosa (Private Banking e Top Affluent Banking) e da GoBulling (Online Trading). Executive MBA 2016/2017 (Dean’s List - Quadro de Excelência) pela Porto Business School. Pós-Graduações Executivas em “Marketing Digital” (2015) e “Novas Tendências de Marketing” (2013), na Católica Business School (Porto). 2003 Executive Master (distinção) em marketing e vendas na ESIC Business & Marketing School (Madrid). É licenciado em Gestão de Empresas, com especialização em Gestão Financeira, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão (Porto). É Vice-Presidente da APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing). Entre outras responsabilidades, tem a seu cargo o pelouro dinamização da APPM no Norte Portugal e Docente Universitário (formação executiva) do IPAM. É regularmente orador convidado para seminários nacionais e internacionais, empresariais e académicos. Foram atribuídos às marcas, sob a sua responsabilidade, vários prémios nacionais e internacionais:  Google Case Study (GoBulling); Prémio europeu para a melhor subsidiária em Marketing, galardão “Marketing Excellence” (Skechers USA); “Best Capital Market Promotion Event” - NYSE Euronext Lisbon com o projeto “Jogo da Bolsa”, bem como nomeações para vários prémios relativos a projetos de elevado reconhecimento profissional: “Best Capital Market Promotion Event” 2015, 2013 e 2012 pela NYSE Euronext Lisbon; “Optimus Innovation Awards 2010” na categoria “Inovação Pioneira”. Na sua vida profissional colaborou ainda no BCP (atualmente Millennium BCP) e assumiu a responsabilidade da Direção de Contabilidade da Finicrédito – Grupo Finibanco (Atualmente Montepio Crédito). Ocupou a Direção de Franchising e de Retalho da marca Throttleman – Boxer Shorts. Assumiu, durante vários anos, em Inglaterra e em Espanha vários projetos de responsabilidade em marcas globais tais como, Throttleman (UK), Skechers USA (Espanha e Portugal) e Joaquin Berao (Espanha, Grécia, Itália, Bélgica e Japão).