Data
Brevemente
Introdução
No terceiro milénio, a competição pela riqueza ocorre à escala global, principalmente como resultado do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação. Isso é verdade quer para a captação do investimento estrangeiro, competências e recursos humanos qualificados, quer na captação dos fluxos turísticos.
Portanto as cidades devem,
Oferecer condições de competitividade (baixos custos de contexto, infra-estruturas e competências e recursos humanos qualificados);
Implementar uma política de marketing territorial integrada e sistemática, nomeadamente com a construção de marcas de cidade “city branding”, como instrumentos de desenvolvimento económico e de coesão social;
Definir o seu posicionamento no mercado dos destinos turísticos;
Os benefícios causados pela transferência da imagem da cidade aos produtos aí fabricados também devem ser equacionados;
O estudo e a discussão destes problemas justificam a criação de uma pós-graduação em marketing público.
Destinatários
- Gestores da Administração Pública (nomeadamente aos responsáveis pelas políticas públicas nas autarquias envolvidos nas promoções das regiões);
- Decisores e técnicos de empresas municipais e agências de desenvolvimento local;
- Titulares de órgãos de direcção e planeamento das Associações Comerciais e Industriais;
- Quadros de Instituições públicas e privadas nas áreas do turismo e do desenvolvimento regional, quadros das Fundações e Associações de carácter sócio-cultural;
- Operadores turísticos, TER, agências de viagens e das empresas com produtos de denominação de origem;
- Profissionais da hotelaria e restauração;
- Outros licenciados interessados por esta área do conhecimento.
Principais objetivos
Este curso pretende qualificar os participantes dotando-os conhecimentos teóricos e ferramentas práticas para a concepção e gestão de marcas de cidade, nomeadamente:
- Conceber e implementar planos estratégicos de marketing territorial e de construção de marcas;
- Definição de estratégias de comunicação de marketing integrado, planos de meios, briefings, execução e produção das campanhas de publicidade;
- Promoção turística: gestão de patrocínios, organização de eventos, feiras e workshops, programa de turismo cultural;
- Gestão dos canais de informação turística, definição de roteiros e experiências inovadoras memoráveis.
Metodologias de Ensino
O Método de ensino será baseado numa abordagem aos conteúdos pedagogicamente adaptada aos participantes, com recurso frequente à partilha de exemplos de aplicação prática e estudos de casos, procurando a informação relevante e actualizada.No final de cada ciclo serão organizados seminários em que participarão diversos especialistas nas diferentes áreas com notória reputação e curriculum.
Avaliação
No final do curso, os participantes interessados na obtenção de um certificado de “frequência com aproveitamento” deverão submeter-se às provas de avaliação de conhecimentos adquiridos exigidos pelos formadores responsáveis pelas disciplinas nucleares (carga horária superior a 10 horas).
Aos participantes que não se submetam a este exame ou que, submetendo-se-lhe, não obtenham aprovação, e que, em qualquer caso, tenham uma frequência mínima de 80%, será emitido um certificado de “frequência”.
Condições de acesso
A admissão dos candidatos à frequência do curso será decidida por uma Comissão constituída por:
- Professor responsável pela Coordenação Científica do Curso.
São aceites os candidatos comprovadamente licenciados por Universidades portuguesas, em diferentes especializações ou com grau equivalente obtido em Universidades estrangeiras e quadro superiores não licenciados.
A selecção dos candidatos será realizada em obediência ao seguinte conjunto de critérios:
- Classificação da licenciatura ou distinto grau académico;
- Currículo profissional, relevando-se a experiência no âmbito da administração pública;
- Apoio de candidatura pela instituição empregadora.
Propina
€1.050,00
Horário
Brevemente
*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos.
Local da Formação
Detalhes do Curso
- Sessões de Formação 12
- Avaliações 0
- Duração 54 horas
- Habilitações Licenciatura ou Equivalente Legal
- Língua Português
- Formandos 1
- Critérios de avaliação Sim
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Governação, ordenamento e gestão do território, planeamento estratégico de cidades | António Azevedo
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Gestão da inovação como alavanca do desenvolvimento de cidades | Joaquim Borges Gouveia
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Marketing mix do turismo: desenvolvimento de novos produtos | Bruno Sousa
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Organização de eventos, experiências e redes de animação turística | Carlos Martins
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Sustentabilidade e coesão social, "Right to the city" | António Azevedo
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