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Marketing Territorial para as Entidades Públicas | 1ª Edição

(0 avaliação)
Gratuito
Development project

Data

Brevemente


Introdução

No terceiro milénio, a competição pela riqueza ocorre à escala global, principalmente como resultado do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação. Isso é verdade quer para a captação do investimento estrangeiro, competências e recursos humanos qualificados, quer na captação dos fluxos turísticos.

Portanto as cidades devem,

Oferecer condições de competitividade (baixos custos de contexto, infra-estruturas e competências e recursos humanos qualificados);
Implementar uma política de marketing territorial integrada e sistemática, nomeadamente com a construção de marcas de cidade “city branding”, como instrumentos de desenvolvimento económico e de coesão social;
Definir o seu posicionamento no mercado dos destinos turísticos;
Os benefícios causados pela transferência da imagem da cidade aos produtos aí fabricados também devem ser equacionados;
O estudo e a discussão destes problemas justificam a criação de uma pós-graduação em marketing público.

Destinatários

  • Gestores da Administração Pública (nomeadamente aos responsáveis pelas políticas públicas nas autarquias envolvidos nas promoções das regiões);
  • Decisores e técnicos de empresas municipais e agências de desenvolvimento local;
  • Titulares de órgãos de direcção e planeamento das Associações Comerciais e Industriais;
  • Quadros de Instituições públicas e privadas nas áreas do turismo e do desenvolvimento regional, quadros das Fundações e Associações de carácter sócio-cultural;
  • Operadores turísticos, TER, agências de viagens e das empresas com produtos de denominação de origem;
  • Profissionais da hotelaria e restauração;
  • Outros licenciados interessados por esta área do conhecimento.

 

Principais objetivos

Este curso pretende qualificar os participantes dotando-os conhecimentos teóricos e ferramentas práticas para a concepção e gestão de marcas de cidade, nomeadamente:

  • Conceber e implementar planos estratégicos de marketing territorial e de construção de marcas;
  • Definição de estratégias de comunicação de marketing integrado, planos de meios, briefings, execução e produção das campanhas de publicidade;
  • Promoção turística: gestão de patrocínios, organização de eventos, feiras e workshops, programa de turismo cultural;
  • Gestão dos canais de informação turística, definição de roteiros e experiências inovadoras memoráveis.

Metodologias de Ensino

O Método de ensino será baseado numa abordagem aos conteúdos pedagogicamente adaptada aos participantes, com recurso frequente à partilha de exemplos de aplicação prática e estudos de casos, procurando a informação relevante e actualizada.No final de cada ciclo serão organizados seminários em que participarão diversos especialistas nas diferentes áreas com notória reputação e curriculum.

Avaliação

No final do curso, os participantes interessados na obtenção de um certificado de “frequência com aproveitamento” deverão submeter-se às provas de avaliação de conhecimentos adquiridos exigidos pelos formadores responsáveis pelas disciplinas nucleares (carga horária superior a 10 horas).
Aos participantes que não se submetam a este exame ou que, submetendo-se-lhe, não obtenham aprovação, e que, em qualquer caso, tenham uma frequência mínima de 80%, será emitido um certificado de “frequência”.

Condições de acesso

A admissão dos candidatos à frequência do curso será decidida por uma Comissão constituída por:

  • Professor responsável pela Coordenação Científica do Curso.

São aceites os candidatos comprovadamente licenciados por Universidades portuguesas, em diferentes especializações ou com grau equivalente obtido em Universidades estrangeiras e quadro superiores não licenciados.

A selecção dos candidatos será realizada em obediência ao seguinte conjunto de critérios:

  • Classificação da licenciatura ou distinto grau académico;
  • Currículo profissional, relevando-se a experiência no âmbito da administração pública;
  • Apoio de candidatura pela instituição empregadora.

Propina

€1.050,00

 

Horário

Brevemente

 

*o planeamento pode/ deve ser ajustado com base no perfil e/ou das necessidades de formação dos formandos.
A UMinhoExec reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos.

 

Local da Formação

 

Detalhes do Curso

  • Sessões de Formação 12
  • Avaliações 0
  • Duração 54 horas
  • Habilitações Licenciatura ou Equivalente Legal
  • Língua Português
  • Formandos 1
  • Critérios de avaliação Sim
  • Governação, ordenamento e gestão do território, planeamento estratégico de cidades | António Azevedo 1

    • Sessão de Formação1.1
      Governação, ordenamento e gestão do território, planeamento estratégico de cidades 04 horas
  • Estratégias de construção de marcas de cidade (branding) | António Azevedo 1

    • Sessão de Formação2.1
      Estratégias de construção de marcas de cidade (branding) 04 horas
  • Planos de ação - residentes, investidores, turistas, potencial residentes, comerciantes | Paula Remoaldo e Luís Miguel Ribeiro 1

    • Sessão de Formação3.1
      Planos de ação – residentes, investidores, turistas, potencial residentes, comerciantes 08 horas
  • Estratégia de comunicação de marketing integrado multicanal - Plano de marketing e orçamento | Sara Balonas e Custódio Oliveira 1

    • Sessão de Formação4.1
      Estratégia de comunicação de marketing integrado multicanal – Plano de marketing e orçamento 08 horas
  • Gestão da inovação como alavanca do desenvolvimento de cidades | Joaquim Borges Gouveia 1

    • Sessão de Formação5.1
      Gestão da inovação como alavanca do desenvolvimento de cidades 04 horas
  • Gestão e valorização do património | Daniela Pinto 1

    • Sessão de Formação6.1
      Gestão e valorização do património 04 horas
  • Marketing mix do turismo: desenvolvimento de novos produtos | Bruno Sousa 1

    • Sessão de Formação7.1
      Marketing mix do turismo: desenvolvimento de novos produtos 04 horas
  • Organização de eventos, experiências e redes de animação turística | Carlos Martins 1

    • Sessão de Formação8.1
      Organização de eventos, experiências e redes de animação turística 04 horas
  • Relações exteriores e cooperação intercidades | Carlos Martins 1

    • Sessão de Formação9.1
      Relações exteriores e cooperação intercidades 04 horas
  • Sustentabilidade e coesão social, "Right to the city" | António Azevedo 1

    • Sessão de Formação10.1
      Sustentabilidade e coesão social, “Right to the city” 02 horas
  • Reportabilidade, estudos de mercado e indicadores de monitorização | António Azevedo 1

    • Sessão de Formação11.1
      Reportabilidade, estudos de mercado e indicadores de monitorização 02 horas
  • Seminários | Estudos de caso | Maria Cristina Moreira e João Abreu 1

    • Sessão de Formação12.1
      Seminários | Estudos de caso 08 horas
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É Professor Auxiliar do Departamento de Gestão da Universidade do Minho desde 2013. Anteriormente desenvolveu a actividade como docente convidado na EEG desde 2006. Desempenha desde 2016 o cargo de Vogal da Direcção do Mestrado de Marketing e Estratégica. Doutorado em Ciências Empresariais pela UM em 2003. Mestre em Gestão da Empresas pela Escola de Gestão do Porto em 1996.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e doutorando em Geografia Económica pela Universidade do Porto. Foi vereador com o Pelouro da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico da C.M. Santa Maria da Feira, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira SA. e da Feira Viva, Cultura e Turismo EM. Foi diretor Executivo de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas da Região Norte.
Fundador da Academia das Emoções (2007). Mestre em Marketing. PG em Recursos Humanos. Licenciado em Direito. Diretor de Formação da ANJE, entre 1998 e 2002. Chefe de Gabinete da Presidência da CM Penafiel entre 2002 e 2006. Administrador da Penafiel Ativa-Empresa Municipal, entre 2003 e 2007. Ex Vice-Presidente da ASAS entre 2003 e 2005. Consultor Sénior e Professor universitário desde 1993, nas áreas do Marketing, Comunicação e Imagem e Recursos Humanos. Atual Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, na licenciatura de Sistemas de Informação para a Gestão. Leciona ainda no Instituto Superior de Ciências Empresariais e de Turismo. Autor das obras: “Marketing de Serviços para Advogados” (1997); “Caril dos Anjos” (2007). Coordenador das obras “EMPRESARIATO – Casos de Sucesso na Internacionalização” (2016) e SUCESS FULL – Casos de Sucesso nas Autarquias Portuguesas” (2017), editadas pela Idioteque. Atual membro da direção da AGAVI – Associação para a promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade.
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial Categoria com Agregação em Engenharia Eletrotécnica e dos Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1998. Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e dos Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1983. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1973; Domínios de Investigação Gestão da Inovação, da Tecnologia e do Conhecimento; Gestão das Operações e Operações em Serviços; Supply Chain Management; Management/Gestão; Sistemas Energéticos Sustentáveis, Eficiência Energética; Desenvolvimento Económico Sustentável Atividades de Investigação/Outras Funções Responsável pelo GOVCOPP - Governança, Competitividade e Política Públicas, unidade de investigação da Universidade de Aveiro desde outubro de 2009. Diretor do Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis desde junho de 2009 e Diretor dos Cursos de Formação Avançada em Eficiência Energética e Energias Renováveis, em Gestão para Executivos e Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento, desde junho de 2007. Doutorou nos últimos três anos oito investigadores e orientou com êxito mais de vinte dissertações de mestrado. Administrador da GALP, SGPS, não executivo, desde 2008. Vogal do Conselho Executivo da FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, de abril de 1997 a fevereiro de 2008. Vice-Presidente do Conselho de Administração da AdI, Agência de Inovação, de dezembro de 2002 a julho de 2005.
Vice-Presidente do Conselho Geral e Vogal da Direção da CIP. Mestre em Gestão e Negócios, Licenciado em Gestão Financeira e Fiscal, é atualmente Vice-Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal. É Diretor Geral do IET – Instituto Empresarial do Tâmega, Presidente Assembleia Geral do CETS – Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, do qual foi presidente da Direção e fundador. Foi também Presidente da Direção da AEA – Associação Empresarial de Amarante. É empresário e foi administrador de empresas. Foi professor de Economia e Gestão e Vice-Presidente da Direção da Escola Profissional António do Lago Cerqueira. Foi e continua a ser coordenador de vários projetos e estudos.
É membro do Departamento de Economia da Universidade do Minho e membro do Interdisciplinary Centre of Social Sciences – Pólo UMinho. É vogal da direção do Mestrado de Economia Social (MES). Foi diretora do MES e do Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Industrial e Internacional. É Vice-Presidente da Assembleia Geral da APHES. É stakehokder de projecto do Economic Outcomes Flowing from the Reolutionary and Napoleonic Wars 1793-1815, Patrick O´Brien (Coordenador), London School of Economics, Londres. Investigadora e responsável dos projectos PTDC/HIS- HIS/118984/2010, POCTI/HAR/59281/2004 e POCTI/HEC/59348/2004. Foi Presidente da Economic, Business Historical Society, EUA. Orientou 3 teses de doutoramento e várias teses de mestrado. É orientadora do Pós-Doutoramento de Rodrigo da Costa Dominguez. O Marco dos Navios e o seu contributo para o sistema fiscal durante o Erário Régio (1761- 1833). Participou em júris de doutoramento e de mestrado. Colabora como refree no país e no estrangeiro.
Professora na Universidade do Minho desde 1989. Atualmente é Professora Associada com Agregação em Geografia Humana no Departamento de Geografia. Doutorada em Geografia Humana em 1999 com co-direção da Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica). Desde outubro de 2017, é Chefe do Departamento de Geografia e desde novembro de 2017 exerce funções de Diretora do Lab2PT (Laboratório de Paisagem, Patrimônio e Território).
Professora de Comunicação Estratégica e Publicidade da Universidade do Minho. Pesquisadora do Centro de Pesquisa de Comunicação e Sociedade. CEO de comunicação B +, empresa de publicidade. Fundadora do Be True, programa B + para a esfera social. Trabalha como profissional de publicidade em áreas estratégicas e criativas, desde 1989. Em 1993 tornou-se diretora criativa. Em 2002 lançou sua própria empresa de publicidade. Nomeada Embaixadora em Empreendedorismo Feminino (Comissão Europeia) 2010-2013. Membro do conselho de administração de Bagos d'Ouro, uma organização portuguesa sem fins lucrativos. Membro do conselho da ADDICT - agência para o setor criativo 2015-2017.
Doutorado em Marketing e Estratégia e Licenciado em Gestão pela Universidade do Minho. Leciona e desenvolve investigação na área do marketing turístico, tendo sido reconhecido com o Best Thesis in Tourism Award atribuído pela International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (ICIEMC 2015). Entre 2006 e 2009, exerceu a função de Analista de Mercados e Cartão Cliente do Grupo Sonae. Foi, igualmente, colaborador do Grupo Controlinveste (Departamento de Marketing do Jornal O Jogo).
Licenciado em Ciência Política. Master em Comunicação e Marketing Político, Universidade de Santiago de Compostela (USC). Doutorando em Processos Políticos Contemporâneos. Consultor sénior de comunicação com 37 anos de experiência em comunicação municipal. Docente Universitário no ISMAI e Universidade do Minho. Diretor geral da empresa Omnisinal – Communication e da ESJ- Escola de Jornalismo do Porto. Autor de alguns livros, com destaque para “Processo Mediático do Metro do Porto”, edições Afrontamento; “Bernardino Machado um Homem Livre”, edições Afrontamento; “Governar é Comunicar”, edições Omnisinal; “Mil Quilómetros Pelos Caminhos de Santiago”, edições Omnisinal; “Como Gerir Bem a sua Autarquia” edições Omnisinal.
Professora Convidada da empresa Culture Trip. Gestora de Parcerias na Culture Trip - Website (app e revista) líder de mercado nas areas de viagens, cultura e entretenimento. Colaborou, anteriormente, com várias empresas, como Market Manager, das quais destacamos a Voyage Prive, a EC Travel e a Vista DMC. Estudou na Universidade do Minho, aquando do Mestrado de Marketing e Gestão Estratégica e, posteriormente, fez parte do grupo de Professores dos Cursos de Negociação e Protocolo Empresarial e Marketing Hoteleiro e Promoção de Destinos."
Gratuito