Preaload Image
Manuela Hargreaves

Manuela Hargreaves

Licenciada em História (FLUP), pós graduada em Ciências da Educação (Universidade Aberta), em Dinâmicas Culturais (FLUP), e mestre em História da Arte em Portugal (FLUP). Em Março 2019 vai concluir o doutoramento em Estudos do Património – ramo História da Arte (FLUP), com uma tese sobre “A Representação das Mulheres nas práticas discursivas e institucionais da Arte em Portugal pós década de 60”.
Do seu percurso profissional destaca-se a docência durante uma década e quinze anos de direcção da galeria de arte contemporânea Minimal, no Porto. Na direção da galeria (1993-2008), assumiu funções de gestão, coordenação, programação de exposições, curadoria, organização, e participação em feiras de forma sistemática, anualmente na Arte Lisboa, e em várias edições da ARCO Madrid.
Leciona cursos sobre Temas de História da Arte Moderna Contemporânea e sobre questões ligadas ao Mundo Artístico Contemporâneo, de forma sistemática na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e pontualmente noutras instituições (Universidade Católica, Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, Palácio das Artes, FJ,).
Tem realizado ao longo deste tempo conferências em museus e instituições culturais (museu Nacional de Arte Contemporânea, fundação Cupertino de Miranda), e de ensino (Faculdade de Medicina Dentária do Porto, Escola Superior de Educação do Porto, FLUP, etc), publicado artigos e entrevistas em revistas, jornais, bibliotecas digitais (FLUP), sobre Colecionismo, Mercado da Arte, e História da Arte Moderna e Contemporânea.
Publicou o livro “Colecionismo e Mercado de Arte em Portugal – O Território e o Mapa”, na editora Afrontamento, em Dezembro de 2013, e uma segunda edição em Maio de 2016.

Outros Membros